Sarah Toumi: A super-heroína

sarahi

English Version   /   Deutsch Version

Aos nove anos Sarah Toumi decidiu a sua profissão para toda a vida: “vou ser super-heroína”. A decisão veio após a jovem, criada na França, passar as férias de verão na terra natal de seu pai: Bir Salah, na Tunísia. Neta de avós agricultores, Sarah pôde conviver com produtores rurais e nessas férias organizar clubes de lição de casa com as crianças locais. Dessa experiência ela também conseguiu uma doação de 300 mil livros da França para as comunidades rurais da Tunísia.

Dali Sarah cresceu olhando para o norte da África. Não só para as suas belezas culturais, mas também para as secas e a desertificação que destruíam as áreas rurais de onde o seu pai e avós vieram. “Eu vi os agricultores perderem as suas terras e o deserto crescendo sem parar. Em 10 anos os agricultores da Tunísia foram de ricos a pobres e estão a cada ano mais pobres”.

Nos últimos anos a média de chuvas na Tunísia caiu drasticamente e a de secas aumentou. Isso fez com que o país perdesse 75% de suas áreas agrícolas, hoje consideradas deserto. Mas Sarah não olha para os efeitos climáticos extremos que ocorrem na Tunísia como um desastre. Ela enxerga oportunidades. “As mudanças climáticas exigem mudanças na prática agrícola. Menos áreas ainda podem trazer bons retornos financeiros se os agricultores souberem se adaptar. Por exemplo, plantando culturas mais sustentáveis, usando tecnologias para tratar a água e focando em produtos e fertilizantes naturais em vez de pesticidas”.

Sabendo de tudo isso, foi em 2012 que a vida deu o empurrão que Sarah precisava para partir para a prática. “Meu pai morreu e eu percebi que eu tinha que escolher entre os meus medos e as minhas expectativas. Eu decidi me tornar a super-heroína que eu sempre quis ser e dedicar a minha vida à vida dos outros”. Assim, Sarah arrumou as malas e mudou definitivamente para a Tunísia onde criou a ONG “Acacias for All” (Acácias para Todos). Sarah ajuda agricultoras da sub-região do Magrebe Árabe a se organizarem em cooperativas e a adotarem técnicas sustentáveis de plantio.

sarahii

Para convencer os agricultores da região a mudar a forma como plantavam, Sarah começou trabalhando com uma comunidade rural de mulheres. “As mulheres representam um forte ponto de entrada no setor agrícola, já que elas são mais receptivas com mudanças”. Na “Acacias for All” Sarah fornece plantas de acácia para produtores rurais. “A acácia é uma árvore conhecida por suas longas raízes, que chegam a 100 metros do subsolo, dão ao solo nitrogênio e trazem água à superfície”, explica. Com as árvores de acácia Sarah consegue ajudar as produtoras rurais a fazerem irrigação com a água das árvores ao mesmo tempo em que as ajuda a introduzir técnicas naturais e sustentáveis de plantio. Até hoje 483 mulheres na Tunísia já foram impactadas pelo projeto de Sarah. Além disso a ONG promove treinamentos sobre permacultura e empreendedorismo em parceria com estudantes universitários da região.

Para o futuro Sarah quer expandir os projetos da “Acacias for All” para o Marrocos e Algéria, pois são países que vivem desafios semelhantes aos da Tunísia. “Minha meta é envolver 10 milhões de agricultores em 100 mil cooperativas”. Além disso, Sarah também prevê disponibilizar o seu modelo de trabalho e técnicas online para tornar a informação e o conhecimento aberto para todos.

“Se eu não me mudasse para a Tunísia e não realizasse o meu sonho, quem o faria?”, questiona Sarah, que quer mostrar para os jovens de áreas rurais que é OK permanecer onde eles estão e que eles podem criar oportunidades para eles mesmos. “Ninguém é melhor para entender os impactos da desertificação e das mudanças climáticas do que as pessoas que estão vivendo sem acesso à água”.

O pai de Sarah a ensinou a sempre seguir os seus sonhos e a nunca desistir deles. E é isso o que ela busca. Ajudando comunidades rurais e exercendo a profissão que escolheu desde a primeira vez que pisou na Tunísia: ser uma super-heroína.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s